Fita Métrica

LilySlim Fitness goals tickers

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dieta x reeducação alimentar + Rotina a tona

Bom dia,
 
Como prometido um artigo que li e gostei muito sobre a diferença entre dieta e reeducação alimentar, a sua importância.
 
Bom.. não tive tempo de escrever sobre minha terça-feira estou tão enrolada, esta surgindo trabalhos e estou vendo que o cerco esta fechando para mim, estou com uma prova do Brasas(curso de inles) no dia 11, 13, 18 e 20 são as ultimas provas de curso de ingles que irei fazer !!!!! Se eu passar, se Deus quiser, eu estarei livre dia 21 de dezembro de ingles, ano que vem eu penso o que irei fazer.. conversação.. algo do tipo, mas que não seja 2 vezes por semana e não fique me atrapalhando em relação ao trabalho.
Na terça acordei cedo e dei uma soneca de 5 min e fui pro Maracanã mesmo assim! estava frio pois tinha chovido a noite toda (o tempo esta muito louco aqui no Rio), peguei meu casaco e fui, não quis nem saber, sem desculpas dessa vez. Reparei que estou meio sem folego estou tentando fazer as 2 voltas completas mas ta dificil, eu consegui aumentar a minha velocidade sem forçar é o meu corpo que esta pedindo, mas meu folego não está bom. Estou andando muito cansada com a rotida toda de volta, faculdade, a corrida, curso de ingles, trabalho e alimentação saudável.. mas vou me acostumar, não posso deixar de fazer uma coisa para fazer outra.. tenho que dar meu jeito para tudo que eu to fazendo eu dê 100% (complicado.. mas vou conseguir), meu medo é quando chegar as provas na UERJ, são 6 matérias agora né?! mas o que a gente não faz para se formar.. é o que falam o ultimo ano é o mais dificil e eu não acreditava nisso.. ahhhh sem contar que alem das 6 materias eu estou iniciando minha monografia gente! hahahahahaha bem complicado mesmo.. mas é isso né?! é a vida!
 
Refeições de Terça
 
Antes do Café copo de activia
Café da manhã vitamina de mamão, banana e mel
Almoço purê de batatas com carne assada
Lanche da tarde torta de limão
Jantar chocolate (diamante negro de 6 quadrados, o pequeno) - estava com muita vontade
 
Horrível minha refeição de hoje.
O artigo é bem interessante.. se tiver tempo leiam:
 
Dieta x reeducação alimentar
Você sabe a diferença? Então fique atenta e emagreça definitivamente
 
Você come, come, come, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos. Um dia, nada belo, se dá conta de que está beeem acima do peso. A solução? Alguma dieta do momento, claro! Sua amiga fez aquela famosa "do cristal" e perdeu os infelizes cinco quilos que a incomodavam. Sua vizinha enxugou oito com a do "miojo". Óbvio que terá uma que vai servir para você. Mas, depois de um tempo em lua-de-mel com a balança, tudo volta a ser o que era antes… Até a próxima dieta. É aí que está seu erro – e o da maioria das pessoas. Emagrecer deve ser uma questão definitiva e só conseguimos resolvê-la de uma forma: reeducando nosso metabolismo. No entanto, para isso, devemos consertar primeiro nossa alimentação.

Para começar, é importante entender o conceito de dieta e de reeducação alimentar. Segundo a nutricionista Bárbara Sanches, a dieta seria um regime prescrito a uma pessoa geralmente com restrição total ou parcial de certos alimentos, e sempre com alguma finalidade terapêutica. Já a reeducação alimentar é o processo de aprendizado, conscientização e mudança de hábito alimentar de forma gradativa. "É o entendimento de erros alimentares e a compreensão do que é necessário ser alterado para prevenção, recuperação e/ou promoção da saúde", descreve Barbara Sanches.

O objetivo da dieta é atingir algum efeito terapêutico, seja ele a diminuição de taxas elevadas de colesterol, a redução de peso, aumento de massa muscular etc

Pontapé inicial: dieta

Se você quer e precisa perder peso, você realmente pode estar necessitando entrar numa dieta. No entanto, não seria uma dessas milagrosas da moda, porque um regime deve, antes de mais nada, ter coerência e respeito com a saúde. "O objetivo da dieta é atingir algum efeito terapêutico, seja ele a diminuição de taxas elevadas de colesterol, a redução de peso, aumento de massa muscular etc. Mas, para a manutenção dos resultados alcançados, é preciso que esta dieta introduza mudanças saudáveis na alimentação, que deverão se tornar um hábito", afirma a nutricionista Barbara Sanches, alertando: "Se isso não ocorrer, e a alimentação voltar como era antes, muito provavelmente, a pessoa retornará com as doenças, sinais e sintomas que apresentava anteriormente".

Outro erro cometido por quem quer emagrecer é entender que dieta é a mesma coisa que fome. E redução calórica radical não é a solução. Isso porque a ausência de calorias pode significar a ausência de nutrientes importantes, provenientes delas. E, dessa forma, nossas necessidades diárias desses substratos – muitos deles fundamentais para a metabolização da gordura corporal – não são atendidas, prejudicando inclusive o próprio emagrecimento. Sem contar, outros processos essenciais à saúde.

Por isso, a nutricionista Barbara Sanches alerta que toda e qualquer dieta deve sempre ser prescrita e acompanhada pelo nutricionista, que é o profissional capacitado para detectar déficits nutricionais, bem como corrigi-los por meio da alimentação.

Qualidade x quantidade

Portanto, o importante é se preocupar com a qualidade da alimentação e não com a quantidade. Barbara Sanches explica que a variedade do cardápio é fundamental para que o organismo não seja privado dos nutrientes essenciais – como proteínas, minerais, vitaminas, fibras, gorduras e carboidratos. "Devemos priorizar frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, consumir gorduras de boa qualidade, como as oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas etc.), azeite de oliva extra-virgem e óleo de canola; variar o consumo de peixe, frango, ovo e carne vermelha (em menor quantidade). E não esquecer das fontes protéicas vegetais (feijão, quinua, soja, entre outras)", orienta a nutricionista, lembrando ainda que a ingestão de líquidos, como água, chás e sucos, também é muito importante.

Força de vontade

OK. Você fez a sua dieta, perdeu seus quilinhos extras, entendeu que precisa se conscientizar sobre seus hábitos alimentares. Mas é importante ter em mente que, num processo de transformação de estilo de vida, o mandamento número um é… força de vontade! "Qualquer mudança de hábitos, independentemente de qual, não é fácil. A pessoa geralmente é obrigada a deixar de realizar atividades que esta acostumada. Quando se trata da alimentação, ainda ocorre outra dificuldade, que é o hábito da família e das pessoas com quem se convive. Com certeza, isso influencia na escolha do cardápio. Por isso, a transição deve ser feita de forma gradativa, exigindo força de vontade e conscientização para que se incorporem hábitos novos", finaliza Barbara Sanches.

http://www.bolsademulher.com/corpo/dieta-x-reeducacao-alimentar/

2 comentários:

T. disse... [Responder Comentário]

Curti!
To esperando meu tenis chegar pra começar a correr na praia!
Preciso da sua ajuda pra ir todos os dias na primeira semana....posso contar com isso?

hihihihi

http://www.mulhermanequim.blogspot.com

Bruna disse... [Responder Comentário]

@T. Claro po.. vou te enxer o saco ! aauuhauauhaus vamos na sexta :)

Postar um comentário